26 agosto 2025

Jornalistas, estudantes e professores participam do Encontro de Jornalistas da Paraíba 2025 realizado pelo Sindjor-PB e Defensoria Pública

Entrevistas, visitas a redações e instituições, debates, audiência pública, apresentação cultural e lançamento de cartilha marcam os três dias de evento


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB) e a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, por meio da Ouvidoria Geral, promoveram um grande evento destinado a professores, jornalistas e estudantes com foco no enfrentamento da violência contra as mulheres, combate à desinformação e à PEC do Diploma. O Encontro de Jornalistas da Paraíba 2025 foi realizado nos dias 19, 20 e 21 deste mês e contou com as parcerias da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Observatório Paraibano de Jornalismo; Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade HumanaSecretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres; Conselhos Estadual e Municipal da Mulher; Alumia - Laboratório de Combate à Desinformação; Coordenação do Curso de Jornalismo da UFPBObservatório Mulheres UFPB; Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFPB; Coordenação do Curso de Jornalismo da UEPBCurso de Jornalismo da UninassauCA de Jornalismo da UFPB - Vladimir Herzog; e Rede de Rádios Universitárias do Brasil.


Samira de Castro, presidenta da Fenaj

Como destaque do evento, o Sindjor-PB promoveu a vinda da presidenta reeleita da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, e a participação da vice-presidenta da regional Nordeste I,da Fenaj, Inise Machado, que também é diretora do Sindicato. As jornalistas protagonizaram visitas às redações dos principais veículos de comunicação de João Pessoa, concederam entrevistas a estudantes universitários, emissoras de rádio e ao Jornal A União, participaram de debates e mesa redonda na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e visitas à Defensoria Pública da Paraíba, Assembleia Legislativa e ao Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.


O Encontro de Jornalistas da Paraíba, que trouxe como tema ‘Quem informa o Brasil somos nós!’, teve como auge a programação na Sala Cine Aruanda na UFPB, que contou com a participação da jornalista Mabel Dias, representante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, que apresentou o Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável. Elaborado com a contribuição de mulheres de diversos segmentos, a publicação fornece orientações precisas para os profissionais da mídia. A parte cultural ficou por conta da apresentação do Centro de Mulheres Jardim Esperança, do município de Bayeux-PB. 



Também esteve presente a jornalista Janaína Araújo, que representou a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana. Em sua intervenção, Janaína ressaltou a importância da articulação entre políticas públicas e a mídia: “Uma cobertura qualificada pode salvar vidas ao informar sobre canais de denúncia, serviços de acolhimento e direitos das mulheres. Jornalismo e políticas públicas precisam caminhar juntos nesse enfrentamento”, afirmou.

Jornalista Inise Machado

O encontro reforçou a necessidade de adoção de diretrizes para uma cobertura ética e responsável da violência contra a mulher, com foco na contextualização dos casos, no respeito às vítimas e familiares e na divulgação de informações úteis, como os canais de denúncia e apoio.

Jornalista Rubens Nóbrega

Ainda no dia 20, na UFPB, foi realizada uma mesa redonda com o tema, “O Combate à Desinformação e PEC do Diploma”, mediada pelo Professor Marcelo Rodrigo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFPB); como convidados, Sandra Moura (Coordenadora de Jornalismo do Laboratório Alumia), Agda Aquino (Coordenadora do Curso de Jornalismo da UFPB), Verônica Oliveira (Representante do Curso de Jornalismo da UEPB) e Emilson Júnior (Representante do Curso de Jornalismo da Uninassau), e como debatedor, o Jornalista Rubens Nóbrega (Representante do Observatório Paraibano de Jornalismo).

Visita à sede do Sindjor-PB. Na foto, Samira de Castro, professores, jornalistas, dirigentes sindicais e o presidente da CUT, Sebastião dos Santos (Tião) 

Para o presidente do Sindjor-PB, Jorge Galdino, “o encontro é o primeiro de uma série de eventos e ações programadas pelo Sindicato com o objetivo de dinamizar e diversificar a atuação da entidade para que o jornalismo paraibano seja protagonista de debates, lutas e programas de valorização da categoria, respeito à profissão e referência de união como ferramentas de modernização e mobilização na busca das realizações das principais demandas da categoria”, enfatizou.

Samira Castro em audiência pública na Assembleia Legislativa

Samira Castro e Inise Machado também participaram na quinta-feira (21), de audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para debater temas como a redução da jornada de trabalho, o sistema tributário e a soberania nacional. O evento foi proposto pela deputada Cida Ramos (PT).

Veja nos links abaixo a entrevista com Samira Castro ao Jornal A União e a repercussão do evento em alguns veículos de comunicação e sites institucionais:

- Entrevista ao Jornal A União;












Da redação do Sindjor-PB.




Nenhum comentário:


Clique e faça sua adesão

TV SINDJOR-PB

TV SINDJOR-PB