Listagem é o primeiro item das diretrizes estabelecidas entre o Sindicato dos Jornalistas e a Secom-PB para a Campanha Salarial 2025
![]() |
Índice do levantamento apresentado pela Secom-PB |
O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Comunicação Institucional (Secom-PB), entregou o levantamento de todos os profissionais de comunicação que atuam nos diversos setores da estrutura estatal. O documento foi entregue ontem (30), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), em cumprimento às diretrizes da campanha salarial 2025, iniciada no último dia 12 de abril em reunião realizada com dirigentes sindicais e representes do executivo estadual.
https://www.sindjorpb.org.br/2025/04/quem-somos-onde-estamos-sindicato-e.html#more
O levantamento é parte de uma lista de 5 diretrizes estabelecidas para as negociações da Campanha Salarial 2025, e abrange os profissionais de todas as secretarias, órgãos e do instituto de previdência do Estado (PBPrev), destacando quem é efetivo, comissionado, prestador de serviço, da ativa e aposentados, além do quadro do Grupo Operacional Divulgação e Promoção (DPS-1600). Com a primeira etapa concluída, as diretrizes ainda contemplam outros quatro itens: isonomia salarial; revisão do PCCR; apuração para recomposição das perdas salarias e reajuste salarial.
![]() |
Reunião na Rádio Tabajara em 12/04/2025 |
Nos próximos passos, o Sindjor-PB vai analisar os dados apresentados e agendar novo encontro com os representantes do Estado para tratar da isonomia, que garante o princípio da igualdade salarial entre trabalhadores que exercem as mesmas funções. “A pauta que apresentamos e que foi acertada na primeira reunião da campanha salarial 2025 traça metas que chamamos de diretrizes. O primeiro passo contempla o acesso a informações de quem são e onde estão os profissionais de comunicação no setor estatal. Com esses dados agora em mãos, vamos passar para a próxima etapa em que todos serão contemplados com salários equiparados para os profissionais que exercem funções equivalentes, criando assim um piso salarial e fazendo justiça àqueles que trabalham no setor jornalístico, para só depois tratarmos de melhoramentos no PCCR e finalmente chegarmos aos cálculos das perdas salariais e o sistema de reajuste salarial da categoria”, disse Jorge Galdino, presidente do Sindjor-PB.
A estratégia das negociações é pautada no diálogo, análise de dados, democratização das discussões e deliberação da categoria, em um ambiente colaborativo em que os entraves são superados na mesa de negociação com argumentações que respeitam questões legais, contábeis e orçamentárias, levando em conta também as necessidades da categoria, melhoramento das condições de trabalho, transparência nas informações e respeito aos direitos trabalhistas, procurando chegar a um consenso que beneficie a todos. “Acreditamos no diálogo, na negociação profissional, com argumentos e objetivos claros, com a participação da categoria em que possamos utilizar ferramentas legais conferidas ao sindicato para negociar e apresentar uma proposta decente, possível e realista, sempre com a clareza que somos intermediadores e que a deliberação cabe a categoria através de assembleia para que possamos finalmente alcançar benefícios de forma sustentável, com o mínimo de atrito político, administrativo e institucional. Não é tarefa fácil, mas temos convicção que é possível alcançar nossos objetivos com profissionalismo, civilidade e participação de todos”, finalizou Galdino.
O Sindicato manterá a categoria informada de cada passo das negociações através dos canais oficiais da entidade, e realizará assembleias, grupos de trabalhos e consultas à categoria para cada etapa da Campanha Salarial 2025.
Da redação do Sindjor-PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário