Sindicato orienta ações administrativas para levantamento dos casos e mantém contatos com o Governo para resolução do problema. Folha extra de pagamento pode ser elaborada
A publicação da Medida Provisória nº 351, que
atualizou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos
jornalistas e publicitários do Estado, resultou na emissão, nesta sexta-feira
(19), dos contracheques com os novos salários, que tiveram reajuste médio de
107%. A medida contemplou servidores ativos, aposentados e pensionistas do Grupo
Ocupacional Divulgação e Promoção (DPS 1600) e os novos salários serão pagos
ainda este mês.
No entanto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da
Paraíba (Sindjor-PB) acompanha a situação de um grupo reduzido de
aposentados que teve o reajuste previsto nos contracheques. Em contato com esses
profissionais e com setores do Governo, foi identificado que a causa pode estar
relacionada à opção feita pelo servidor no momento da aposentadoria.
As informações preliminares apontam que servidores — de
qualquer categoria — que optaram pela paridade têm direito aos reajustes
do PCCR, pois mantêm no contracheque as mesmas rubricas dos profissionais da
ativa. Já aqueles que escolheram se aposentar pela média das contribuições
recebem reajustes apenas pelo critério geral aplicado aos demais aposentados,
ficando fora dos benefícios específicos da carreira.
Todos os casos estão sendo analisados pelos setores
administrativo e jurídico da PBPrev, que busca soluções legais para corrigir
eventuais inconsistências. Há possibilidade de emissão de uma folha extra
para contemplar parte dos aposentados afetados. Contudo, alguns casos podem
esbarrar na legislação previdenciária estadual, exigindo a adoção de medidas
judiciais para requerer o benefício.
O Sindjor-PB acompanha o processo e orienta que cada
servidor prejudicado protocole um requerimento administrativo na PBPrev,
a fim de que seja emitido um parecer fundamentado sobre a ausência do reajuste.
“O primeiro passo é protocolar o requerimento com dados pessoais, como
nome completo, matrícula funcional, RG e CPF, anexar o último contracheque e
solicitar parecer com fundamentação legal sobre a não contemplação do reajuste
determinado pela Medida Provisória 351. Após a resposta, caso o servidor não
concorde com a justificativa, deve procurar o sindicato para avaliação e
possível ação judicial, se cabível”, explicou o presidente do
Sindjor-PB, Jorge Galdino.
Com a expectativa de uma folha de pagamento suplementar, o
Sindicato acredita que boa parte dos casos sejam resolvidos, por isso está
mantendo contatos e colaborando com os setores do governo para uma solução
administrativa dos casos.
Os jornalistas aposentados podem entrar em contato com a
PBPrev pelos seguintes canais para solicitar informações ou protocolar o
requerimento:
- Telefone:
(83) 2107-1100 – Ramal 1632
- E-mail: ouvidoria@pbprev.pb.gov.br / ouvidoria@pbprev365.pb.gov.br
- WhatsApp: (83) 98130-850
- Mais informações no site: http://www.pbprev.pb.gov.br/site

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