14 abril 2024

Sindjor-PB e prefeitura de João Pessoa discutem demandas dos jornalistas

Conversas foram iniciadas com o prefeito Cícero Lucena e com o secretário de comunicação, Janildo Silva. Em pauta, reconstrução da sede do Sindicato e demandas da categoria

Por Jorge Galdino – Jornalista

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas de Carvalho, iniciou as conversas com a prefeitura de João Pessoa para tratar de assuntos demandados pelos jornalistas do quadro funcional municipal e para discutir pautas do sindicato, na fase de reconstrução da sede da entidade depois das ações de arrombamento, depredação e furtos promovidos por meliantes que destruíram o mobiliário, documentos, instalações elétricas e subtraíram equipamentos.

12 abril 2024

Câmara Municipal de Sapé aprova ‘voto de aplausos’ pelo Dia do Jornalista

A propositura foi do vereador Abraão Júnior e foi aprovada por unanimidade. Vereador destacou a importância dos jornalistas profissionais para a democracia e no combate à corrupção

Por Jorge Galdino – Jornalista

A Câmara Municipal de Sapé aprovou, na manhã do último dia 9, um voto de aplausos para os jornalistas profissionais. A propositura do vereador Abrão Júnior (MDB) foi apresentada no plenário do legislativo sapeense na 11ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo e aprovada por unanimidade.

08 abril 2024

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba intensifica posicionamento a favor do diploma de jornalista

Presidente diz que essa é uma luta antiga do Sindicato e da Fenaj e convoca a categoria para lutar pela valorização da profissão

* Por Fernando Patriota - Jornalista

A Proposta de Emenda Constitucional nº 206/2012, que versa sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão tem sido objeto de intenso debate na sociedade brasileira. Nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) ratificou e intensificou seu posicionamento de forma clara e contundente em apoio à proposta, em prol da valorização da formação acadêmica e da garantia da qualidade e ética na comunicação. Uma ampla campanha nacional em favor da obrigatoriedade do diploma de jornalista está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com apoio de todos os Sindicatos de Jornalistas do País.

07 abril 2024

Confraternização e conhecimento marcam Semana do Jornalista promovida pelo Sindjor-PB

Sindicato promove café-da-manhã e palestra sobre Inteligência Artificial como parte das comemorações pela Semana Estadual do Jornalista

Por Jorge Galdino – Jornalista / Fotos: Alberi Pontes

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) promoveu no último sábado (06), a palestra “Impacto da Inteligência Artificial no Jornalismo” e um café-da-manhã na sede da instituição. A palestra foi ministrada por Dênio Mariz Timóteo de Sousa e foi bastante prestigiada pelos profissionais do jornalismo paraibano.

NOTA DA DIRETORIA - 07 DE ABRIL - DIA DO(A) JORNALISTA

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS  DO ESTADO  DA PARAÍBA

Neste Dia do Jornalista, 7 de abril, celebramos não apenas uma profissão, mas um compromisso com a verdade e a integridade. Em um mundo onde a desinformação e as fake news proliferam, os jornalistas emergem como guardiões da veracidade e da transparência.

É através do trabalho dos jornalistas que a sociedade se informa sobre os eventos que moldam o mundo, desde questões locais até assuntos globais. Eles investigam, apuram os fatos e apresentam as histórias de maneira objetiva, permitindo que o público forme suas próprias opiniões.

Hoje, mais do que nunca, enfrentamos desafios sem precedentes no combate à desinformação. As redes sociais e a disseminação viral de informações falsas representam uma ameaça real à nossa compreensão coletiva da verdade. No entanto, os jornalistas permanecem na linha de frente, desmascarando mentiras, expondo manipulações e garantindo que a verdade prevaleça.

Portanto, neste Dia do Jornalista, prestamos homenagem a esses profissionais dedicados, cujo trabalho é essencial para a saúde de nossa sociedade. O compromisso jornalístico com a ética, a precisão e a imparcialidade é uma luz em tempos turbulentos. A categoria jornalística, sobretudo nna Paraíba, precisa ter o reconhecimento e ver valorizada sua contribuição vital para um Estado mais informado e justo.

Parabéns a todos os jornalistas que, com coragem e determinação, continuam a lutar contra a maré da desinformação em busca da verdade. Esse trabalho é verdadeiramente indispensável para a democracia e para o bem-estar de todos nós.

A DIRETORIA DO SINDJOR-PB

05 abril 2024

Sindicato dos Jornalistas participa da Caminhada do Silêncio em João Pessoa

A Caminhada do silêncio foi um ato político realizado em memória das vítimas da ditadura militar de 1964, um ato coletivo contra a impunidade dos crimes cometidos pelos agentes do Estado no Brasil e na Paraíba

Por Jorge Galdino – Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) participou, no último dia 1º de abril, em João Pessoa, da 1ª Caminhada do Silêncio, um ato político-cultural em memória das vítimas da ditadura de 1964. A concentração aconteceu em frente ao prédio da OAB-PB e percorreu diversos pontos simbólicos da cidade de João Pessoa, com destino ao Parque Solon de Lucena (Lagoa).