07 abril 2024

Confraternização e conhecimento marcam Semana do Jornalista promovida pelo Sindjor-PB

Sindicato promove café-da-manhã e palestra sobre Inteligência Artificial como parte das comemorações pela Semana Estadual do Jornalista

Por Jorge Galdino – Jornalista / Fotos: Alberi Pontes

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) promoveu no último sábado (06), a palestra “Impacto da Inteligência Artificial no Jornalismo” e um café-da-manhã na sede da instituição. A palestra foi ministrada por Dênio Mariz Timóteo de Sousa e foi bastante prestigiada pelos profissionais do jornalismo paraibano.

A palestra abordou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no jornalismo, discutindo desde os fundamentos da IA até suas aplicações práticas na comunicação e explorou como a IA está transformando a redação, edição, análise de dados e personalização de conteúdos, evidenciando tanto suas contribuições para maior eficiência e inovação, quanto os desafios éticos e de emprego que apresenta.

O evento fez parte das comemorações da Semana Estadual do Jornalista, que teve início no último dia 01 e foi até este domingo (07), data que também marca o Dia Estadual e o Dia Nacional do Jornalista. As novas datas foram proposituras do deputado José Alexandre de Araújo Segundo (Alexandre de Zezé - Republicanos), através do projeto de Lei Ordinária que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) no final de dezembro do ano passado.

A palestra foi bastante interativa e despertou o interesse da plateia composta por jornalistas, que tive oportunidades de fazer perguntas, emitir opiniões de deixar suas impressões sobre o tema. O palestrante apresentou os fundamentos da IA, suas implicações no jornalismo e diversos vídeos, imagens e textos criados com a utilização da IA.

Após a palestra, o momento foi de confraternização, quando foi oferecido um café-da-manhã, muita bate-papo e fotos que marcaram o dia especial para a categoria.

Leia mais sobre o evento no link abaixo:

Da redação do Sindjor-PB.