Iniciativa visa parcerias, cooperação e convênios com instituições de ensino para capacitação e atualização de profissionais do jornalismo
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba lançou neste sábado (15) o ‘Programa Sindjor-PB Educação’, uma ação que tem como objetivo promover um ambiente educacional destinado aos profissionais de comunicação e seus familiares na capacitação, treinamento, especialização e atualização do conhecimento.
Como estratégia, o Sinbjor-PB promove parcerias, convênios e cooperação para viabilizar cursos presenciais, on-line, semipresenciais, de forma síncrona ou assíncrona, palestras, fóruns etc. com instituições de ensino, programas governamentais, terceiro setor e iniciativas privadas de educação profissional. Os cursos são destinados a servidores públicos, funcionários da iniciativa privada e ao público em geral. Os programas e cursos são selecionados e indicados para os sindicalizados e profissionais da área de comunicação.
O objetivo principal do programa é atualizar os jornalistas da Paraíba, preparando esse público para as inovações tecnológicas, novas rotinas administrativas, estratégias de mercado, ações empreendedoras, desafios trabalhistas e tudo que possa preparar esses profissionais para os desafios do mercado de trabalho e meios de produção do setor de comunicação.
O ‘Programa Sindjor-PB Educação’ realizou recentemente o Encontro de Jornalistas da Paraíba (2025) em parceria com a Defensoria Pública. O evento discutiu temas cruciais como o papel da mulher no jornalismo, o combate à desinformação e a PEC do Diploma, atendendo diretamente o objetivo de atualização e discussão de desafios trabalhistas e tecnológicos, e deu apoio ao lançamento do "Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres - Diretrizes para uma Cobertura Responsável", que funciona como material de capacitação ética e técnica para os profissionais do jornalismo.
| Jorge Galdino - Presidente do Sindjor-PB |
Na assistência aos sindicalizados, o Sindjor-PB assinou recentemente um convênio para garantir atendimento psicológico presencial e remoto. “O setor de comunicação é muito sensível às inovações tecnológicas, impactando diretamente na qualidade do trabalho e na manutenção de empregos. Novos desafios são impostos pela Inteligência Artificial e os profissionais do setor precisam acompanhar essas mudanças. Por isso, o sindicato está promovendo capacitação continuada, para preparar profissional e emocionalmente nosso público que é o principal objetivo desse programa.”, disse Jorge Galdino, presidente do Sindjor-PB.
Entre os cursos e programas indicados está o Programa “IA Estratégica e Visão de Futuro para Altas Lideranças no Setor Público”. O programa é desenvolvido pelo Núcleo de IA do Governo, baseado no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) em parceria entre Secretaria de Governo Digital (SGD), Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Em cada Programa estão reunidos cursos, artigos, vídeos, podcasts e outros formatos de materiais que o cursando pode consumir no seu ritmo. Os programas contam com certificados e são abertos ao público em geral.
O Programa foi estruturado com o objetivo de desenvolver uma visão estratégica e sistêmica de IA, compreender seus impactos e possibilidades, e aprender a aplicar soluções como IA generativa, automação inteligente, análise de dados e prospecção de planos para melhorias de decisões, otimização de serviços e intervenções a inovação no setor público. Tudo isso com foco em eficiência, justiça e preparação para os desafios do futuro.
Para mais informações e acesso a outros cursos, acesse a página EDUCAÇÃO, no site institucional do Sindjor-PB ou clique AQUI e acesse a página do Programa.
Leia também:

Nenhum comentário:
Postar um comentário