25 abril 2024

CUT-PB discute mobilização para a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’

Sindjor-PB participa de planejamento para a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’, que acontece no próximo dia 22 de maio

Por Jorge Galdino – Jornalista

Deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ocorrido em outubro de 2023, a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’ está marcada para o dia 22 de maio e deverá reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores na Esplanada dos Ministérios.

Um dos objetivos da mobilização é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários e desenvolvimento econômico e social para o país.

Na Paraíba, a primeira reunião preparatória da ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’ aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em João Pessoa. Na reunião, foi formada uma comissão de quatro pessoas para arrecadar doações e mobilizar os dirigentes sindicais, movimentos sociais e estudantes. As doações financiarão os ônibus que irão transportar todos aqueles que desejarem viajar rumo a capital brasileira e representar suas agremiações.

O Presidente da CUT-PB, Sebastião José dos Santos, disse que " a participação de cada sindicato é de fundamental importância na construção da marcha que está programada para o dia 22 de maio. Vamos juntos lutar por nossos direitos e reivindicar novas conquistas para a classe trabalhadora", arrematou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas de Carvalho, relatou à reportagem que as entidades devem envidar esforços para participar da mobilização. “A representação nesse momento de mobilização é importante para demonstrar força e apresentar as pautas de cada setor, por isso é importante envidar esforços para a participação massiva da classe trabalhadora”, disse Land Seixas.

Outro ponto importante que constará das exigências da marcha será a retirada da pauta do Congresso Nacional, do Projeto de Emenda Constitucional 32, a chamada Reforma Administrativa, apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e que tem por objetivo destruir os serviços públicos.

A CUT, suas Confederações e Sindicatos foram decisivos para barrar a tramitação desse projeto no governo passado, no entanto, o Presidente da Câmara, Artur Lira, ameaça colocar novamente em pauta essa matéria.

Da Redação do Sindjor-PB com informações da CUT.